Arena bate Atlético Mineiro de virada e estreia com vitória no Amador do Estado
O Arena venceu o Atlético Mineiro, de São José dos Campos, por 2 a 1, de virada, em partida disputada na tarde de DOMINGO (9/9), no Estádio Municipal Francisco Ribeiro Nogueira, a ‘Arena Nogueirão’, na Vila Industrial, na estreia do clube mogiano no Campeonato Amador do Estado, organizado pela Federação Paulista de Futebol (FPF). O confronto de volta está previsto para o dia 16 de setembro no Campo dos Alemães, no Vale do Paraíba.
Com o resultado positivo, o Arena lidera o duelo diante dos joseenses no Grupo 7 ao somar 3 pontos. Dependendo dos resultados dos demais jogos e, em especial, da partida de volta, o clube de Mogi das Cruzes pode até garantir uma vaga na próxima fase, já que cinco melhores segundos colocados no geral também avançam.
O jogo começou com os dois times se estudando muito e com poucas chances de gol. As melhores, quando estas aconteceram, foram do Arena. Aos 8 minutos, o atacante Alex tentou escorar de cabeça cruzamento da direita, mas o goleiro do Atlético Mineiro estava atento e fez a defesa. Três minutos depois, foi a vez de Edmílson bater cruzado na entrada da área e fazer o goleiro trabalhar mais uma vez, colocando para escanteio.
A resposta do clube de São José dos Campos veio aos 23 minutos com o habilidoso atacante Guilherme. Na primeira tentativa o chute saiu fraco para fácil defesa do goleiro Lineker. Um minuto depois, quem tentou foi o meia Luizinho, para o Arena, mas o chute forte encontrou mais uma vez o goleiro adversário bem colocado.
Aos 28 minutos, o Atlético Mineiro abriu o placar. Desta vez o cruzamento da esquerda encontrou a defesa do Arena mal posicionada e parada na marcação. O meia Mateus apareceu livre e bateu de primeira, sem chances de defesa para o goleiro Lineker.
Depois do gol, Arena e Atlético Mineiro praticamente não produziram ofensivamente. O jogo fico marcado por muitos erros de passes e poucas chances claras de gol.
Na segunda etapa, o técnico do Arena, Luciano Camargo, alterou o esquema tático. Passou do 4-5-1 para o 4-3-3. “Resolvi mexer porque o time não estava produzindo o que esperava. Com o novo esquema, corri risco porque tinha apenas um volante, mas precisava ganhar o jogo. Com isso, liberei mais os laterais e meias, fazendo a aproximação no ataque”, explicou o treinador do time mogiano.
Mas até o novo esquema dar o resultado desejado pelo técnico, o Arena passou um pouco de sufoco, tendo que se defender das investidas do time joseense, que desperdiçou duas chances de gol.
A pressão durou até a metade do segundo tempo. O Arena voltou a se encontrar na partida e, aos 31 minutos, em um jogada bem trabalhada pelo lado esquerdo do time mogiano, a bola foi passada de pé em pé. Começou com Vena, passou por Edmílson e por fim em Feijão, que invadiu a área e de bico tocou para o gol para empatar o jogo.
O Atlético Mineiro, que até então parecia dominar a partida, sentiu o gol. E não demorou para o Arena virar o marcador. Em cruzamento de Píter da direita, o centroavante Alex se antecipou ao zagueiro e caindo tocou para o gol, decretando a vitória dos mogianos por 2 a 1 na primeira partida oficial do Arena na competição da Federação Paulista.
FOTOS / ALEXANDRE BARREIRA / ALEXMAR COMUNICAÇÃO