Blog

Liga de Futebol de Mogi vai organizar 14 campeonatos na temporada de 2018

A Liga Municipal de Futebol de Mogi das Cruzes (LMFMC) deverá promover a realização de 14 competições nesta temporada de 2018. A garantia foi dada por Carlos Eduardo de Araújo, o “Edu do São Francisco”, presidente de honra da entidade que comanda o futebol amador da cidade e que este ano, por questões pessoais, passou o comando da entidade para William Sales. Em entrevista, o dirigente contou os desafios de ter colocado a Liga de Futebol em ordem e os planos para 2018:

Que avaliação você faz deste primeiro ano na Liga de Mogi?

Eu acredito que foi boa, mesmo com as condições em que pegamos a Liga. Primeiramente tentamos colocar a casa em ordem diante de suas obrigações financeiras – inclusive junto à Federação Paulista de Futebol [FPF]. Depois realizamos o cadastro de atletas e de algumas documentações de clubes.

Mas tiveram dificuldades no início?

Apesar destes problemas iniciais, avalio como um ano bem produtivo diante destas dificuldades, até mesmo sem estrutura alguma. Pegamos a Liga engatinhando, ainda aprendendo os primeiros movimentos, depois começamos a andar e sem dúvida que em breve vamos estar correndo. Esta é a minha vontade.

A Liga organizou dez campeonatos ao longo do ano passado. Que avaliação você faz de 2017 e a expectativa para a temporada 2018?

Sobre os campeonatos realizados no ano passado, na minha avaliação, foram muito bons tecnicamente, bem disputados e de total imparcialidade. Tanto é que tivemos equipes recém filiadas conquistando título. Isto é muito importante de se destacar. Sobre a temporada de 2018, nossa expectativa é agregar mais quatro competições ao longo do ano, totalizando 14 campeonatos englobando desde as categorias de base, categorias esporte com três divisões, para os mais experientes, como veteranos e quarentão, e até para os mais velhos, como cinquentão e sessentão, além do feminino.

(Nota: Em 2017 foram realizados os campeonatos sub-11, sub-13, sub-15, sub-17, sub-20, Primeira e Segunda Divisões, Quarentão, Cinquentão e a Taça da Cidade).

Tem algum campeonato que mereça destaque? Aquele que poderá ser a marca da nova administração da Liga?

Sem dúvida o novo formato da Taça da Cidade, que abre a participação a todos os clubes filiados à Liga de Futebol e que no ano passado foi vencida pelo Vila São Paulo diante do Spartanoos, ou seja, a competição proporcionou que um clube tradicional disputasse a final contra um recém chegado à Liga. Este é um legado que queremos deixar.

Em meados de 2017 você precisou se afastar da presidência da Liga por conta de compromissos pessoais e passou o comando da entidade para o William Sales, então secretário-geral. Como foi esta transição e os trabalhos terão continuidade com ele no comando?

O Willian Sales é meu grande amigo/irmão em quem eu tenho total confiança. Assim como eu, ele faz futebol por que ama e por que conversamos a mesma língua. Eu tenho plena convicção de que ele vai dar seguimento ao que comecei até porque, ele sempre esteve presente em todas as decisões, em todas as reuniões de diretoria e está por dentro do que é preciso fazer para que o futebol de Mogi das Cruzes volte a ser grande. Mesmo afastado administrativamente, seguirei apoiando e trabalhando junto com ele para o bem do nosso futebol amador.

Então o “Edu do São Francisco” vai seguir à ‘frente’ do futebol da cidade? Deixei meu cargo de presidente no papel no início de agosto devido a assuntos pessoais. Mas não larguei e nem vou largar a Liga de Mogi. Fiz e faço tudo por amor ao futebol. Vou estar ao lado do Willian e os demais diretores para fazer o melhor.

Este ano de 2018 começou com muito trabalho para a Liga de Mogi. Ela foi escolhida para ser a representante da Federação Paulista na administração da sede da Copa São Paulo de Futebol Júnior na cidade. Você credita isso ao reconhecimento da FPF ao bom trabalho que foi feito pela atual diretoria à frente da Liga de Mogi em 2017?

Este foi sem dúvida o melhor reconhecimento de que o trabalho quando é feito de forma séria e por pessoas comprometidas, recebe o reconhecimento merecido. E o detalhe, pela entidade maior do futebol profissional de São Paulo. Sem dúvida que está sendo uma experiência incrível e agradeço a todos da minha diretoria que atenderam o chamado para nos ajudar com esta responsabilidade nos três jogos até aqui da primeira fase da Copinha.

A eleição para a escolha da diretoria da Liga será em março. O atual grupo vai concorrer?

Com certeza vamos ter uma chapa nossa. Depois de arrumar a casa, agora vamos querer continuar nela. Claro dentro da legalidade da eleição e estaremos colocando nossos nomes novamente para serem votados pelos clubes.