Quatro campeonatos da Liga de Mogi vão movimentar 60 times de várias categorias
Os quatro campeonatos que a Liga Municipal de Futebol de Mogi das Cruzes (LMFMC) programa para terem início no final deste mês de maio vão movimentar 60 equipes de várias categorias. Terão o pontapé inicial as competições da Primeira Divisão, dos Juniores (sub-20) e das categorias Fraldinha (sub-11) e Mirim (sub-13).
Deste total de clubes, 16 são integrantes da Primeira Divisão, competição que dá ao campeão a possibilidade de disputar o Campeonato Amador do Estado, organizado pela Federação Paulista de Futebol (FPF). Os clubes do Campeonato da Primeira Divisão foram divididos em dois grupos, sendo que no Grupo A estão Azulão, Villa Rica, Santa Tereza, Vila Estação, Águia Negra, Grêmio Ipiranga, Vila São Paulo e Dragão Negro. No Grupo B estão Estrela Vermelha, Vila da Prata, Flamenguinho, Tigres Mogiano, Palestra Planalto, Biritiba Mirim, Arena e Império.
As equipes se enfrentam dentro dos grupos e avançam os três primeiros colocados para a próxima fase. Os dois campeões de cada chave vão direto para a semifinal. Os dois últimos colocados de cada grupo são rebaixados para a Segunda Divisão de 2019.
No Campeonato de Juniores (sub-20) de 2018 serão 20 clubes participantes, que foram divididos em quatro chaves com cinco equipes cada. No Grupo A estão Jundiapeba, CFA Mogi, Villa Rica, CA Bandeirante e Desportivo Mogiano. No Grupo B ficaram Vila da Prata, Dragão Negro, Flamenguinho, Tietê e Mogi Benfica. o Grupo C contará com Vila Estação, Grêmio Ipiranga, Spartanoos, Império e ANE/Multiverede. Por fim, na Chave D estão Biritiba Mirim, Leões do CDGA, Ilimitados/ANE, Paulistinha e Unidos de Jundiapeba.
Os times se enfrentam dentro dos grupos e os dois primeiros de cada chave avançam para a disputa das quartas de final em jogos eliminatórios. Os vencedores vão avançando fase por fase até a decisão.
Os outros dois campeonatos programados pela LMFMC, Fraldinha (sub-11) e Mirim (sub-13) terão a participação de dez e 14 equipes, respectivamente. No Campeonato Fraldinha, os times foram divididos em dois grupos. No A estão São Francisco, Jundiapeba, ANE/Multiverde, Paulistinha e Correndo Pelo Certo (CPC) FC, novo clube filiado à LMFMC. Já o Grupo B é composto por Tietê/Meninos da Vila, Comercial, Joana D’Arc, Desportivo Mogiano e Só Lazer.
As equipes de um grupo enfrentam os times do outro grupo na primeira fase. Os dois melhores avançam para as semifinais direto. Os vencedores destes confrontos eliminatórios passam para a decisão.
Os 14 clubes do Campeonato Mirim também estão em duas chaves. O Grupo A conta com Tietê, Vila da Prata, São Francisco, Jundiapeba, Joana D’Arc, Spartanoos e CPC FC. O Grupo B tem Desportivo Mogiano, ANE/Multiverde, Tietê/Meninos da Vila, Paulistinha, Comercial, Unidos de Jundiapeba e Só Lazer.
Neste caso, os times se enfrentam dentro dos grupos e os quatro melhores avançam para as quartas de final. A partir daí disputam jogos eliminatórios até a decisão.
De acordo com o Departamento Técnico da LMFMC, a competições devem ter início nos dias 26 e 27 de maio. Para que os clubes possam registrar seus atletas, a entidade está funcionando todas às segundas, terças, quartas e quintas-feiras, das 18h30 às 21 horas.